A Acreditação e a Trajetória do Paciente na Oftalmologia

Segundo fonte do IBGE, a expectativa de vida tem aumentado consideravelmente ao longo dos anos.

A ANAHP, em um dos observatórios publicados, relatou que em 1980 a expectativa de vida era de 62.5 anos, em 2000 era de 69.8 anos, em 2016 75.8 anos, além da mudança no perfil clínico das saídas hospitalares.

Atualmente a ONA possui mais de 1500 instituições acreditadas em todo o território nacional.

Contudo, com o aumento da expectativa de vida da população, consequentemente em paralelo acompanhamos um crescente nos atendimentos oftalmológicos, com foco em buscar uma melhor qualidade de vida.

Diante deste contexto, a metodologia de acreditação da Organização Nacional de Acreditação – ONA, cobra através dos padrões e requisitos que as organizações oftalmológicas possam apresentar modelos de gestão com responsabilidades bem definidas, sejam elas internas ou externas e que as organizações possam conhecer a população ao seu entorno. Também oportuniza a definição de diretrizes institucionais para prover recursos necessários como: equipamentos, insumos e pessoas, a realização de ações para a qualidade e segurança dos pacientes/acompanhantes e colaboradores, desenho dos processos, contingências estabelecidas, mão de obra qualificada, modelos de contratação que sejam consistentes, manutenção preventiva e corretiva das instalações e equipamentos, sistemas de segurança da informação, protocolos e procedimentos que possam sustentar a segurança dos pacientes em toda a sua trajetória e também o envolvimento e responsabilização dos pacientes e familiares no cuidado contínuo e integral.

Uma organização oftalmológica que atende a estes padrões atinge resultados e ganhos incalculáveis na satisfação dos pacientes e acompanhantes por conta de um cuidado seguro e humanizado, além de todos os desperdícios que podem ser evitados nos processos.

E para atender as especificidades do serviço de oftalmologia, a metodologia ONA na nova versão do Manual OPSS, vigente a partir de janeiro de 2022, trouxe para os serviços de oftalmologia, não somente a Norma de Avaliação, mas também uma Subseção específica com padrões e requisitos que representem a realidade dos serviços.

A intenção foi fazer com que a trajetória do paciente na oftalmologia pudesse ser percorrida através do Manual para Organizações Prestadoras dos Serviços de Saúde, promovendo a continuidade do cuidado considerando a forte interação entre as consultas, exames e procedimentos; riscos assistenciais, contemplando todas as etapas do atendimento oftalmológico; práticas seguras da cadeia medicamentosa desde a aquisição, padronização, armazenamento, segurança na prescrição, dispensação, administração, rastreabilidade e descarte dos medicamentos considerando as especificidades da oftalmologia, destacando as práticas seguras para o fracionamento dos colírios; segurança para o manuseio dos equipamentos, levando em consideração os equipamentos oftalmológicos com manutenção automatizada; protocolo para atendimento de urgências e emergências de acordo com o perfil; a gestão das notificações dos eventos adversos, principalmente as reações adversas à contraste, dentre tantas outras.

O grande propósito da ONA é cada vez mais aprimorar o Setor Saúde, gerar valor para a população, melhoria contínua dos processos e segurança para os pacientes/acompanhantes. A implantação de ações de melhoria e boas práticas da qualidade e segurança do paciente em serviços oftalmológicos associada à acreditação, proporcionam maior satisfação dos pacientes e clientes e agrega valor à instituição.

A acreditação é a mola propulsora para a estruturação e desempenho dos processos gerenciais, de apoio e assistenciais, de modo a estabelecer melhores resultados, bem como é o alicerce para a implantação da gestão da qualidade e segurança do paciente, associada à rotina dos colaboradores que encontram motivação e oportunidade de colocar em prática ideias e ações que beneficiarão a organização como um todo.

Também promove a busca contínua em orientar os pacientes, seus familiares e acompanhantes quanto aos procedimentos realizados, processos bem equacionados, aumentando assim os níveis de segurança no atendimento. Traz de maneira assertiva a importância de a organização desenvolver seus colaboradores, capacitando os líderes para conduzir todo o processo, envolvendo a equipe como um todo, tornando o processo da acreditação agregador e sustentável.

Para maiores informações siga as redes sociais da ONA, canal do youtube e também o Portal em www.ona.org.br.

Equipe Técnica ONA:

Gilvane Lolato – Gerente Operacional

Camila Deister – Analista de Certificação Sênior

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