A Gestão de Estoques é um grande desafio para qualquer instituição de saúde.
Gerenciar insumos de criticidade variada e de grande impacto não envolve apenas recursos financeiros adequados, mas também o olhar atento ao processo estabelecido, suas atividades e profissionais envolvidos.
Quando a estrutura necessária está falha, podem ocorrer prejuízos visíveis e invisíveis, que vão desde perdas de produtos por validade, compra de grandes volumes condenados a ficarem parados, riscos à segurança do paciente e, consequentemente, resultados distantes dos objetivos de qualquer administrador.
Trazendo à realidade da oftalmologia, onde o cenário é um pouco mais complexo devido às muitas particularidades, como, por exemplo, as lentes intraoculares e sua variedade considerável de modelos e dioptrias, a gestão estratégica do estoque torna-se mais que imprescindível.
Como gerenciar suprimentos de modo tão específico?
Existem práticas que podem contribuir para uma boa performance, mantendo equilíbrio e resultados, e todas elas partem de iniciativas básicas, tais como:
· Tratar cada produto de acordo com sua criticidade;
· Realizar o planejamento de reposição considerando a série histórica de consumo ou, quando não for possível, baseando-se em sua perspectiva de uso;
· Monitorar periodicamente itens de baixa ou nenhuma saída, agindo antes da perda por validade;
· Promover a atuação da Comissão de Padronização, buscando opções que atendam custo x benefício;
· Dispor de opções de fornecimento variadas e qualificadas a fim de não ficar “refém” de uma única fonte;
· Conhecer as estratégias comerciais envolvidas nas negociações com convênios e particulares.
Uma das ferramentas que pode contribuir significativamente é o diagnóstico situacional, o qual consiste na análise do cenário atual, suas principais críticas e oportunidades de melhorias.
Em resumo: um bom gerenciamento de estoques, independentemente do tamanho, garante eficiência operacional, redução de custos, base sólida para tomada de decisões, controle financeiro e, principalmente, qualidade e segurança no atendimento ao paciente, logo é vital que gestores e administradores acompanhem de perto seus resultados.
Texto produzido por: Heloisa Dahir – Especialista em Gestão de Suprimentos na Oftalmologia