O mês de novembro não é apenas o mês de conscientização sobre o câncer de próstata, mas também é marcado por uma série de atividades em prol da conscientização e prevenção do diabetes. O Centro Oftalmológico apoia o Novembro Azul e convidamos você a apoiar também essa causa. Preparamos uma série de ações educativas como objetivo de conscientizar à população sobre a prevenção, diagnóstico e tratamentos do diabetes.
Segundo a Federação Internacional de Diabetes, entre os anos de 2017 e 2019, houve um aumento de 31% nos casos no Brasil, atingindo mais de 13 milhões de pessoas. Embora seja uma das doenças crônicas mais presentes entre os brasileiros, poucas pessoas têm noção dos seus riscos e complicações para a saúde, tratando muitas vezes de maneira negligente os cuidados preventivos e o tratamento.
Afinal, o que é o diabetes?
Diabetes é uma doença crônica que ocorre quando o corpo não produz insulina ou não consegue utilizar adequadamente a insulina que produz.
Todos nós obtemos a glicose no sangue através da ingestão de alguns alimentos, sendo ela uma das responsáveis pela produção de energia. Quando ingerimos algum alimento que possui glicose, o nosso pâncreas recebe um alerta e começa a produzir insulina, que tem a função de metabolizar a glicose, ou seja, transformar a glicose em fonte de energia para o nosso corpo.
Principais tipos de diabetes
- Tipo 1 – A diabetes tipo 1 é considerada uma doença autoimune, já que o próprio organismo ataca as células beta do pâncreas e impede a produção de insulina.
- Tipo 2 – A diabetes tipo 2 está diretamente ligada ao excesso de ingestão de açúcar, já que o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz para controlar as taxas de glicemia.
A diabetes tipo 2 responde por 90% dos casos e sua principal causa está relacionada à má-alimentação e ao sedentarismo. O diagnóstico deve ser feito através do exame de glicemia, onde a dosagem da glicose no sangue é mensurada.
Como a diabetes pode afetar a saúde ocular?
Uma das complicações do diabetes é a possibilidade de desenvolvimento da retinopatia diabética, lesão nos vasos da retina que pode levar a cegueira.
O cuidado com a saúde dos nossos olhos deve ser realizado de maneira preventiva. Por isso, é tão importante a visita regular ao oftalmologista e o cuidado redobrado dos portadores de diabetes, já que de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, além da retinopatia diabética, as pessoas que apresentam este quadro possuem uma probabilidade 40% maior de desenvolver glaucoma e 60% de desenvolver catarata.
Além do controle da glicose e da pressão arterial, listamos abaixo sintomas que podem sinalizar algum problema, como:
- Visão embaçada
- Perda repentina de visão
- Manchas e flashes na visão
Assim como a diabetes, as complicações provenientes dela podem ser silenciosas. Fique atento aos sintomas e faça um controle rígido da sua saúde ocular para prevenir as doenças citadas acima.
Texto original disponível em: https://www.centrooftalmologicomg.com.br/blog/novembro-azul-um-olhar-para-o-diabetes-e-sua-saude-ocular/. Acesso em 12 de Nov, 2025.