Posicionamento do Oftalmologista na Internet

1. Você já sabe que precisa se posicionar na internet

Nos dias de hoje, a maioria das pessoas recorre à internet para buscar informações sobre saúde e encontrar profissionais médicos. Ter uma presença online bem estabelecida é crucial para que os oftalmologistas sejam facilmente encontrados por potenciais pacientes. Isso inclui ter um site informativo, perfis em redes sociais e presença em plataformas de avaliação.

2. Então comece por aqui

Crie sua logo. Ela vai servir para passar uma imagem mais profissional e começar a te diferenciar dos seus colegas. É um investimento que você faz uma vez e dificilmente você fará outra na sua vida.

O próximo passo é criar seu site. Uma curiosidade: a oftalmologia é a especialidade mais procurada no Google no Brasil! E para aparecer bem-posicionado no Google, você precisa de um site.

Duas dicas rápidas na hora de criar seu site:

  • Crie seu site pensando no celular, já que até 80% dos acessos são feitos através do telefone
  • Se preocupe com a velocidade de carregamento. Use a ferramenta pagespeed.dev (a nota precisa estar acima de 80).

3. Depois vá para cá

O jeito mais rápido de você atender a demanda que já existe por novos pacientes buscando por um oftalmologista é através de anúncios no Google (Google Ads).

Se eu fosse explicar como funcionam os anúncios no Google seria mais ou menos assim:

  • Escolha palavras-chave relevantes relacionadas à oftalmologia
  • Defina um orçamento diário (R$20 por dia por exemplo)
  • Crie um anúncio que desperte interesse
  • Quando as pessoas procurarem no Google pelas palavras-chave que você escolheu, na sua região, seu anúncio irá aparecer
  • As pessoas que se interessarem pelo seu anúncio irão visitar seu site e então irão chamar sua secretária no WhatsApp para agendar a consulta

4. Daqui não tem como fugir

O Instagram hoje em dia serve para validar o Oftalmologista. Eu sei, eu também não gosto disso, mas é a verdade. Às vezes inclusive o paciente que veio do Google ou que é uma indicação de um colega ou de outro paciente também vai dar uma olhada no seu Instagram.

3 dicas rápidas sobre o Instagram:

  • Crie seu perfil
  • Compartilhe dicas rápidas de saúde ocular, novidades e eventos
  • Responda a perguntas nos stories e interaja com os seguidores

Ah, importante! Além de você criar conteúdo no Instagram, você precisa fazer com que esse conteúdo chegue nas pessoas certas na hora certa. Isso você faz através de tráfego pago (anúncios no Instagram).

5. O que andam falando de você

As avaliações online têm um grande impacto na decisão dos pacientes. Incentivar pacientes satisfeitos a deixarem avaliações em plataformas como Google Meu Negócio e redes sociais pode aumentar a credibilidade e atrair novos pacientes.

Importante: se você não pedir ativamente essas avaliações, provavelmente só receberá uma avaliação quando alguém estiver insatisfeito.

6. Te acharam

Pronto! Se você seguiu este passo-a-passo até aqui você começou a construir sua presença na internet e já poderá ser encontrando mais facilmente pelos seus colegas, seus pacientes atuais e principalmente pelos seus pacientes futuros (que ainda nem te conhecem).

Só não pare por aí… existe um mar de coisas para se fazer na internet que se transbordam em um oceano de possibilidades.

7. No final das contas…

O posicionamento do oftalmologista na internet é uma estratégia essencial não só para o crescimento da especialidade e a atração de novos pacientes, mas também para se manter ativo no mercado.

É como o Lifelong Learning: a gente nunca para de aprender.

Texto por Edson Medeiros, Especialistas em Marketing para Médicos

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